quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Liderança de custo x diferencial competitivo

A estratégia de liderança no custo como vantagem competitiva é a de mais fácil entendimento. A corretora que adota essa estratégia tem como características um escopo amplo, atendendo a um grande número de clientes. Oferece um seguro padrão e procura obter vantagens de custo e de escala com suas seguradoras parceiras. Entretanto, um líder de custo não deve desconsiderar a diferenciação uma vez que precisa garantir que seu produto tenha padrões mínimos de qualidade para garantir a competição com outros.
A liderança de custo exige que a corretora seja a melhor e não apenas uma das líderes, o que se traduz como uma estratégia que depende fundamentalmente da capacidade que a  corretora tem de se antecipar aos demais concorrentes.
A estratégia de diferencial competitivo, como o próprio nome sugere, baseia-se em oferecer produtos/serviços, com características específicas, que permitam que se cobre um prêmio adicional por esse produto/serviço. O elemento diferenciador de cada produto pode variar, o que permite que – diferentemente da estratégia de liderança de custo – haja mais de uma empresa obtendo vantagens da adoção dessa estratégia.
Analogamente ao que se viu na liderança de custo, ao se utilizar a estratégia de diferenciação, também deve haver uma preocupação com o custo, já que sua estratégia pode ser impactada por concorrentes com preços significativamente mais baixos.
A terceira estratégia é o foco. A corretora que opta por esse tipo de ação está procurando obter uma vantagem competitiva em num determinado segmento do Mercado, por exemplo: seguro educacional ou riscos de responsabilidade civil. Essa estratégia associa-se às outras duas, gerando duas subdivisões: enfoque no custo e enfoque na diferenciação, que possuem as mesmas características já mencionadas, porém, neste caso, em segmentos-alvos (foco) específicos.
Se uma corretora, ciente ou não das possibilidades de opção estratégica, tenta se envolver com todas mas não alcança qualquer uma delas, ela não possui vantagem competitiva e ela só terá lucros bons no caso dos seus concorrentes também se encontrarem na mesma situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário